30 Nov 2016, 00:00 h

Experiment-AL atrai comunidade para conhecer projetos de ciência

Por: Geysa Miranda

Fotos:  Adailson Calheiros

Criatividade, inovação e aprendizado. Essas são as palavras que definem bem a 1ª Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas, Experiment-AL, que está acontecendo no estacionamento do Maceió Shopping até às 17h desta quarta-feira (30). A Feira é uma ação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Participam do evento, alunos da educação básica, ensino fundamental e médio, de todo Estado de Alagoas. No total são 12 trabalhos de Maceió e 38 de várias cidades do interior como: Arapiraca, Cacimbinhas, Pão de Açúcar, São Miguel dos Campos, Dois Riachos, Lagoa da Canoa,União dos Palmares, Rio Largo, Santana do Ipanema, Murici, São José da Tapera e Junqueiro). Todos os trabalhos apresentam uma relevância técnico-científica, social e cultural.

Nestes dois dias de exposição, os trabalhos passaram por uma avaliação de técnicos especializados, que resultará em uma premiação com bolsas de iniciação científica, disponibilizadas pelo CNPq para os primeiros lugares dos ensinos fundamental e médio. Além disso, haverá uma premiação também para votação aberta para o trabalho mais votado pelo público. A solenidade de premiação acontece nesta quarta-feira (30) às 17h.

Para o estudante Maycon Aurélio, 13 anos, da Escola Conceição Lyra de São Miguel dos Campos, que está participando pela primeira vez de uma Feira de Ciências, a Experiment-AL, além de ser uma oportunidade de expor o que está sendo produzido é um ambiente onde se pode trocar experiências. “É a primeira vez que eu participo e estou ansioso pelo resultado. Aprendi bastante coisa aqui com outros colegas e consegui mostrar o que nós pesquisamos no dia a dia”, disse o estudante.

Segundo a professora Paula Renata, da Escola Sesi de Educação Básica Industrial Abelardo Lopes de Maceió, essa iniciativa da Secti, além de fomentar a pesquisa acadêmica, também prepara os alunos para as práticas do cotidiano. “A Experiement-AL é uma ação maravilhosa. Dá a oportunidade do aluno do ensino fundamental e médio mostrar suas pesquisas para sociedade. É um marco na vida deles.”, afirmou a professora.

A Experiment-AL é um projeto que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), da Universidade Estadual de Alagoas(Uneal),.do Maceió Shopping, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - AL) e das Secretarias Estadual e Municipal de Educação.


Realização


Secretaria da ciência, tecnologia e inovação
Secretaria da ciência, tecnologia e inovação

Parceiros


Secretaria estadual de educação
IMA
Maceió Shopping
Secretaria da Educação de Maceió

Secretaria da ciência, tecnologia e inovação
IFAL
Secretaria estadual de educação
Maceió Shopping